Gol promete retomar voos de Santa Maria a São Paulo

Deni Zolin

Gol promete retomar voos de Santa Maria a São Paulo

Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (17), em Porto Alegre, quatro diretores da Gol Linhas Aéreas confirmaram que pretendem retomar os voos de Santa Maria e Uruguaiana para São Paulo, após uma suspensão temporária que vai ocorrer a partir do dia 8 de maio. É que a VoePass, com aviões de 68 lugares, deixará de fazer os voos daqui para Congonhas no dia 7 de maio, quando vai acabar a parceria com a Gol. Porém, segundo duas autoridades que estavam na reunião, a Gol afirmou que, assim que forem resolvidas questões burocráticas nos aeroportos de Santa Maria e Uruguaiana, vai colocar Boeings 737, de 138 lugares, para fazer as viagens daqui até a capital paulista.

— Está garantido que a Gol quer ficar. Ela já tem até os aviões 737 de 138 lugares disponíveis para fazer esse voo. Vai haver a suspensão dos voos agora em maio, mas assim que fizermos ajustes nos aeroportos, a Gol vai recomeçar os voos para São Paulo. Temos um documento da Base Aérea com estudo de PCN (da capacidade de pousos e decolagens na pista) que diz ter PCN suficiente para pousos do Boeing. Agora, vamos pedir autorização para a Anac e o 5º Comando da Aeronáutica para liberar os voos. Por ser um avião maior, de 138 lugares, haveria a possibilidade de reduzir o preço das passagens — afirmou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, ao Diário.

Uma nova reunião, entre governo do Estado, prefeituras de Santa Maria e Uruguaiana, e diretores da Gol ficou marcada para o dia 3 de maio, em Porto Alegre. Antes disso, Pozzobom e o deputado estadual Frederico Antunes, da Frente Parlamentar da Aviação, vão a Brasília para falar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, e o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, para tentar agilizar a liberação da pista da Base. Uma fonte do Diário informou também que o próprio governador Eduardo Leite irá essa semana a Brasília para falar com o presidente da Anac e o ministro dos Aeroportos para tentar resolver esse impasse envolvendo os aeroportos de Santa Maria e Uruguaiana — no caso da cidade da fronteira, é preciso construir uma pista de retorno para os Boeing na cabeceira, pois a pista atual não tem espaço para esses aviões a jato fazerem retornos.

Segundo outra autoridade presente na reunião desta segunda-feira no Palácio Piratini, a Gol realmente se comprometeu em manter os voos para São Paulo. Segundo ele, a Base Aérea já tem aprovação para “240 pousos por ano para aeronaves militares” maiores do que um Boeing e que, agora, será pedido que esse documento seja adaptado para que inclua a possibilidade de “240 poucos para aviões militares e civis”. Seria só uma mudança de termos no documento para permitir que aeronaves civis façam esses pousos, pois a pista comportaria essa quantidade de voos anuais de aviões de porte superior ao Boeing de 138 lugares.

— A Gol informou que se a questão for resolvida, 30 dias depois da autorização, já retoma o voo para São Paulo — afirmou essa fonte.

Pela prefeitura de Santa Maria, além do prefeito Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo, participaram da reunião no Palácio Piratini a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ticiana Fontana e o responsável pelo aeroporto civil. Pelo Estado, participaram os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil) e Juvir Costela (Transportes), além do líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quatro unidades de saúde vão funcionar em turno estendido ao longo desta semana; saiba quais Anterior

Quatro unidades de saúde vão funcionar em turno estendido ao longo desta semana; saiba quais

8ª Feicones é lançada em Nova Esperança do Sul Próximo

8ª Feicones é lançada em Nova Esperança do Sul

Geral